Marcações de Joias | Como você identifica a marcação que tem nas suas joias?

Sabe aquelas marcações que aparecem na parte interna da sua joia?

Elas tem um porque de estar ali, e identificam o material usando nas peças. O valor de uma joia feita de metais preciosos é determinado pelo material que ela tem. O número encontrado na joia é uma marcação de quilates e diz qual o percentual de um determinado metal há naquela peça.

Ouro

As joias em ouro são medidas através de um padrão da mistura de metais do ouro mil. Portanto, todo ouro é marcado conforme sua mistura. Exemplo: 22K (.917), 18K (.750), 14K (.585 or .583), e 10K (.417). Outras purezas e marcas podem ser usadas pelo mundo, mas estas são as principais.

Prata

A marca para boas peças de prata é “esterlina”, que é .925 prata pura, misturada com o mínimo de bases de metal. Ela geralmente é marcada como “925”. Uma segunda chance de ver marcações em peata seriam a estampa “900” em prata quer dizer que 9 partes são formadas por prata pura e 1 parte é formada por outros metais.

Platina

A marca das peças em platina geralmente contém a palavra “Plat” ou “950 Plat” que é platina quase pura. Uma segunda chance ver a marcação da platina seria “IridPlat” é 90% platina, misturada com 10% de outros metais.

Lembrando que mesmo as jóias marcadas podem ser peças de teor diferente do que o marcado. Comerciantes inescrupulosos podem comprar um carimbo e marcar itens inferiores com uma marca que pareça real. Sempre que estiver em dúvida, leve sua peça para ser testada com alguém da sua confiança.

Deixe um Comentário

×

Olá!

Clique no ícone abaixo e fale agora mesmo com nossa equipe pelo WhatsApp ou envie-nos um email para [email protected]

×